Fotografia #1 – Evgen Bavcar

Bom dia/tarde/noite a todos. Como vocês devem saber, eu (nickr4mos) sou fotógrafo amador, e utilizarei o blog também para expor algumas ideias sobre essa arte que eu aprecio tanto. Arte que eu gosto de ver, já que a fotografia é para ser vista, e sem os olhos não há fotografia, certo? Errado. Preste atenção na imagem abaixo:

Mas o que esta imagem tem em comum com a minha afirmação? Esse post explica exatamente isso.

Este é Evgen Bavcar, fotografa nu artístico, e expõe a beleza de uma forma muito interessante. Só tem um porém: ele é cego. Sim ele é cego mesmo, procura no Google. Ou continue lendo aqui. A história dele poderá mudar até a sua própria visão de mundo.

Evgen nasceu na Eslovênia, uma ex-província da antiga Iugoslávia. Tinha uma visão perfeita, mas sofreu dois acidentes na infância: o primeiro por um perfuramento do olho esquerdo por um galho, e depois com uma explosão de um detonador de minas que ele costumava brincar. E em oito meses já estava totalmente cego. Em sua adolescência, por volta dos 17 anos, começaram a chegar as câmeras russas Zorki 6 em sua região, e sua irmã comprou uma, já que eram baratas. E Bavcar se interessou pelo assunto. Sua irmã explicou os conceitos básicos de abertura do diafragma, velocidade, por onde entrava a luz, entre outros tópicos e, a partir disso, ele fotografou uma garota na escola que gostava, e desde lá não parou.

Zorki 6, a câmera russa que a irmã de Bavcar comprou.

Ele nunca chegou sequer a ver uma obra sua, mas contraditoriamente elas têm características peculiares suficientes para não se precisar vê-las. O seu foco é o nu artístico, mas para representar o erotismo real, grego, de Eros, o deus cego. Como o próprio diz: “Eu nao estou fotografando a nudez, mas a mortalidade. Isto é o destino, porque o corpo é o barômetro do tempo, da existência e também um indicador da morte. Nós morremos com o corpo. O corpo é como um castelo onde está nossa vida, uma cidadela, uma Tróia. Nosso corpo é Tróia e fora estão as pessoas que nos cercam. Este é o destino do corpo e é necessário para o corpo sair um pouco para fora, ir para o mundo para defender-se, para não estar sempre cercado. Por isso, quando faço fotos de mulheres nuas, faço para que se compreenda que o corpo é mortal. E também por uma coisa muito pessoal. Eu faço estes nus porque na história foram muitos os cegos que não puderam, pelo menos uma vez na vida, ver uma mulher nua. Estou fotografando os nus para eles também. É uma relação com o corpo como única possibilidade da vida e da existência. Eu sou da parte de Eros, que foi um deus com os olhos cerrados, um deus cego. Eu faço a fotografia erótica mas não a de consumação sexual. Faço a fotografia erótica no sentido puro do termo, o sentido grego. Estou condenado a estar a vida toda perto de Eros.” (fonte: http://livroseafins.com/evgen-bavcar-o-fotografo-cego/)

Confira algumas histórias e entrevistas de Evgen aqui e aqui.

Veja alguns trabalhos dele, repletos de surrealismo e sobreposição de imagens:

Se você quiser conferir mais trabalhos deste artista fabuloso, confira na página oficial dele.

Por hoje é só, espero que gostem, e até a próxima!

Anúncios

Sobre @nickr4mos
Metamorfoses são naturais. Caso contrário mudanças seria aberrações.

4 Responses to Fotografia #1 – Evgen Bavcar

  1. heronlucas says:

    Estou Impressionado! Parabéns @nickr4mos, continua crescendo cada dia mais, fico feliz em poder editar em seu blog CHEFE ! :]

  2. Isabela Santana says:

    Você é muito bom nisso que você faz. As suas obras de arte são muito boas você está de PARABÉNS !!!!!!.

  3. Leidy says:

    Parabéns!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: